Em meados de 2015 a Intel anunciou o desenvolvimento de uma nova gama de unidades SSD profissionais conhecida sob o nome Optane. Esses produtos se caracterizariam por oferecer um desempenho brilhante fruto do uso da tecnologia de memória byte addressable 3D Xpoint, graças ao qual a Intel e seu parceiro Micron querem fornecer dispositivos de armazenamento capazes de funcionar como se fossem grandes módulos de memória RAM. Esta aposta dá agora seus frutos, com o lançamento das placas P4800X.
Feitos para o mercado profissional ( e não apenas o geral, mas para mercados muito específicos), as novas placas Intel P4800X oferecem taxa de transferência seqüencial de 2.400 MB / s e 2.000 MB / s em modos de leitura e gravação, respectivamente. Que é muito bom, mas não uma revolução. O realmente interessante destas unidades é que sua latência foi reduzida a extremos infinitesimais (10 µs) quando comparados com outros SSDs.
Outra interessante detalhe de memória 3D Xpoint é que utiliza escrita não destrutiva. Isto significa que os SSDs integram esses chips serão muito mais confiável para uso contínuo ou até mesmo intensivo, com suporte para até 30 ciclos de escrita ao dia em vez de a 0,5 a10 que seria comum. E esse detalhe é o que leva ao que é possivelmente a característica mais notável das placas P4800X: podem ser utilizadas como se fossem memória RAM.
A verdade é que a memória das novas unidades da Intel oferecem uma latência e largura de banda significativamente pior do que a DRAM convencional (A Intel diz que o seu software pode otimizar algumas tarefas para fazer com que suas placas sejam ainda mais rápidos em certas condições de uso muito específico), mas em vez disso oferecem quandiadas maiores de memória a um preço significativamente mais baixos. Algo fundamental em ambientes onde a quantidade é muito mais preciosa do que a velocidade. Neste sentido, seria possivel configurar servidores Xeon com até 12 TB de RAM e até 48 TB de memória em placas Optane.
As unidades Optane será dirigidas por agora ao mercado profissional, mas a Intel fará o seu melhor para trazer sua tecnologia de memória 3D Xpoint para o mercado consumidor. Vai levar um tempo.
As primeiras unidades de 375 GB estão disponíveis a partir de hoje limitado a um preço de 1.520 dólares, deixando pendente a sua distribuição aberta para o segundo semestre do ano. Antes disso que colocaram uma placa PCIe de 750 GB e uma unidade U.2 de 375 GB no segundo trimestre, com uma variante de 1,5 TB prevista para o segundo semestre de 2017. Mas adiante a Intel vai lançar unidades em formato DIMM.
Fonte: Intel